Antes de mais nada eu quero dizer que esses desenhos estão maravilhosos :v
1- Sobre o constraste, tem duas coisas que aumentam a intensidade das cores na aquarela: passar uma camada em cima da outra e diluir pouco o pigmento. Todo tutorial de aquarela que vc acha por aí é aquela mesma coisa: começa umedecendo bem o papel, dilui bastante a tinta, etc etc. Se você quer cores fortes, escuras e vivas, não faz isso. Se sua aquarela for de tubinho pode inclusive passar ela do jeito que ela sai do tubinho, sem adicionar água nenhuma. Se for pastilha, tenta colocar só um pouquinho de água, apenas o suficiente para soltar o pigmento da pastilha. Tu também pode passar milhões de camadas diluídas, mas usar tinta mais pura é bem mais fácil e rápido
A dica da Mari do branco do papel ajuda no lado claro do contraste. A aquarela branca é um bicho imbecil: não tem a transparência das outras cores, dando uma impressão de opacidade quando você passa ela por cima, mas ao mesmo tempo é transparente demais e nunca fica 100% branco. Com o branco do papel você garante um branco 100% e não fica com aquele detalhe opaco zoando a característica da transparência da aquarela. E quando não tem jeito e precisa colocar tinta branca por cima, eu prefiro usar a acrílica do que o branco da aquarela. Vai ficar opaco de todo jeito, mas pelo menos a acrílica cobre melhor.
2- Quando você diz "trabalhar" vc quer dizer combinar elas ou trabalhar a tinta em si, impedir que borre, essas coisas? Se for a combinação das cores a dica da Mari de criar as paletas do lado é ótima. Also, se você precisar fazer mistura, a de tubinho pode ser misturada direto do jeito que vai do tubinho. Se for de pastilha vai ter que colocar as duas cores num godê para misturar.
Se a dúvida é sobre como manejar a tinta, é o seguinte: quando mais molhado o papel e mais diluída a tinta, mais ela vai escorrer e borrar. Se vc quer um resultado mais certinho, não molha o papel e dilui pouco a tinta. Se quer um resultado mais espalhado, taca água em tudo.
3- Tem milhões de formas de finalizar e você não precisa ficar só na aquarela. Tem gente que pinta com lápis de cor por cima, ou marcadores, nanquim... A imaginação é o limite. Se você quer finalizar só com a aquarela mesmo, uma opção é esperar a base secar e adicionar detalhes menores com tinta menos diluída e um pincel fino.